terça-feira, 30 de março de 2010

Amor materno


Sem que ninguém percebesse, essa rolinha fez seu ninho em minha casa, num pequeno arbusto, a menos de dois metros da varanda onde passamos parte do dia. A toda hora lá estava ela nos observando e nós, a ela. Até que percebemos duas cabecinhas aconchegadas no seu peito: eram seus filhotes. Eles estão crescendo dia a dia e já começam a querer sair do ninho.
Essa rolinha é conhecida como rolinha-de-asa-canela (Columbina minuta) é uma espécie de ave da família Columbidae. Columbina deriva de Columba mais o sufixo ina, que acrescenta o significado “pequeno”. Em suma seriam as pombas pequenas. O nome minuta reforça esta idéia de pequena. Ao pé da letra Columbina minuta seria uma “pombinha-pequena”. Ela tem cor pardo escura, com cabeça cinza azulada e leve tom avermelhado no peito. A fêmea com cores mais apagadas. Sob excelente condições de luz, nota-se que há uma iridescência azulada nessas marcas das asas. Sob a asa, as penas são acaneladas, uma característica notável em vôo, em ótimas condições de iluminação.Vivem em casais a maior parte do tempo. Os ninhos ficam sobre o chão, entre folhas e gravetos caídos, sob um arbusto, bem como nas árvores, até 9 metros de altura. Ninho semelhante ao da rolinha-caldo-de-feijão, proporcionalmente menor. Postura de dois ovos, chocados e cuidados pelo casal. (http://wikiaves.com.br/rolinha-de-asa-canela)

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Lindo demais, Wal!!!! Linda foto, linda a vida que dá vida às outras vidas... em seu arbusto. Lindo poder contemplar td isso da varanda! E que lindo compartilhar!!!

    ResponderExcluir
  3. Acho que vi um pássaro. Vi sim. Se vi. Ótimo flagra Wal. Parabéns!!! Beijão

    ResponderExcluir