E aí, Jaú ?

A coisa anda ruim pros lados do Paço Municipal. O Comércio do Jahu de hoje, dia 4 de setembro, trouxe a seguinte manchete:
Prefeitura não faz repasse à Santa Casa desde julho
Andam perguntando por que a Banda Carlos Gomes não se apresentou domingo passado, à noite, no Coreto do Jardim de Baixo. Alguém sabe ?

Praça do Museu


“Gostaria de indagar qual o órgão responsável pela manutenção das praças e parques em nossa cidade. A Praça do Museu, mais uma vez, se encontra em estado deplorável, depredada, abandonada, suja e agora com mais uma agravante: desocupados ocupam durante todo o dia e toda a noite a área, deixam lixo e fazem necessidades fisiológicas por toda a sua extensão. O pior: em um local onde é concentrada toda a história de nossa cidade! Imagine visitantes de outras cidades visitando o nosso museu. Qual a impressão que levariam de nós, jauenses? Da nossa administração? Onde se encontram os agentes que olhavam tudo isso? Onde estão os órgãos competentes? Quando é que cuidarão decentemente dos espaços verdes da nossa cidade, uma vez que praças e parques são reflexo também de uma administração? Pedimos providências urgentes, uma vez que aquele local não é mais um espaço apropriado para a família jauense e está envergonhando a todos nós!”

Roberto Sangeroti, Jaú, por e-mail.


As lâmpadas foram trocadas, iluminando novamente a Praça Jorge Tibiriçá. Agora falta acabar com um formigueiro imenso de saúvas, podar os galhos altos das árvores e as verdadeiras moitas que se formaram perto dos sanitários. Vamos lá, prefeitura ?

Black out


“Não só a Praça da República está totalmente às escuras. A Praça Jorge Tibiriçá, ou Praça do Parquinho, está sem iluminação no trecho que vai da Rua Dr. João Leite à Rua Floriano Peixoto. Um completo descaso com um local por onde transitam muitas pessoas, principalmente por estar próximo a uma escola, hospital, Polícia Militar e ser rota de passagem dos que moram nos bairros Vila Sampaio, Vila Carvalho, quando se dirigem ao Centro da cidade. Simplesmente não dá para transitar por ali à noite. Desde que moro nas imediações, há mais de 50 anos, esta é a pior situação desse logradouro. No quesito iluminação e conservação de praças, a Prefeitura está levando nota zero de cabo a rabo. Como diz Boris Casoy: isso é uma vergonha.”

Waldete Cestari, Jaú, por e-mail.

Mais um pepino para a prefeitura decascar: uma menina foi esquecida na creche. Vai achar o culpado agora. Dois outros casos ainda não foram solucionados: o linguiçagate e o nerogate. Quem mandou descartar a linguiça? Quem mandou botar fogo nos livros ? E agora, quem é responsável pelo Esqueceram de Mim ? Só falta dizerem que foi armação política. Parece até seriado de TV: Armação Ilimitada. Essa é boa !

Foi nomeada umacomissão de vereadores, liderados por Dr Segura,para discutir sobre a grande quantidade de prédios tombados, que hoje fazem parte do patrimônio histórico da cidade. Dizem que eles querem baixar para apenas 80 esse número, que hoje chega a mais de 400. Por que será que, com tantas denúncias para serem apuradas - o povo está esperando por isso - os vereadores resolveram agora tratar sobre esse assunto ? Hummmmm...isso não está pegando bem.

Foi muito pequeno o número de pessoas na abertura da Semana da Preservação do Patrimônio, elaborada pela Secretaria da Cultura e Turismo. Isso prova que há muito pouco interesse da população em tomar conhecimento e debater os problemas da cidade. Qual seria o motivo ? O horário, talvez impróprio ? ( 17/15 horas) Ou descaso mesmo ? É uma pena, porque seria um bom momento para se conversar sobre esse tão importante assunto.
Uma ausência muito sentida foi dos vereadores, que como representantes do povo, deveriam ter enviado pelo menos um representante.

APLAUSO E VAIA

Meu aplauso hoje vai para a rede de supermercados Jaú Serve que, no seu quadro de funcionários, pratica a igualdade e o respeito pelo próximo. E a vaia, com todos os sons de indignação, vai para um "doutor",assim mesmo, em minúsculo, como deve ser seu caráter, pelo comentário desrespeitoso e constrangedor, para com um menino que exercia dignamente seu trabalho, empacotando as compras.

Eva Gomes de Oliveira





DO CAMPO PARA A CIDADE
Dezesseis cortadores de cana que perderam o serviço farão um curso profissionalizante de jardinagem que possibilitará a eles trabalhar como jardineiros. O programa social é uma parceria entre o FUSS e a Secretaria do Meio Ambiente. Iniciativa louvável.

FRASE SALGADA
A frase: “o dr. Osvaldo Franceschi, líder do novo governo de Jaú, promete investir com muito cuidado cada centavo que você pagar de IPTU ou IPVA” impressa no verso dos carnês de IPTU do ano passado vai custar caro ao prefeito. Ele vai ter que pagar mais de 15 mil reais de multa, resultado de uma ação civil pública ingressada contra ele por improbidade administrativa.

JAÚ, MOSTRA A SUA CARA
O jornal Comércio do Jaú traz na edição de hoje, dia 4 de maio, três matérias referentes à prefeitura de Jaú, as três nada satisfatórias: um projeto de lei que não foi votado pelo quarta vez por erros no texto; uma concorrência que foi suspensa por irregularidade no edital e uma compra de produtos de limpeza até 60% mais caros do que os praticados em supermercados. Feia a situação.

CONCORRÊNCIA SUSPENSA
Segundo informação da Prefeitura de Jaú, o Tribunal de Contas suspendeu por tempo indeterminado a licitação que estava dando pano pra manga. Por que será ? Mistério.

PANO PRA MANGA

Está dando o que falar a concorrência que a prefeitura abriu para contratar uma agência de publicidade para assessorá-la. Segundo um entendido da matéria, os valores estão lá na estratosfera.

APLAUSOS

Passando pela avenida Dr. Quinzinho, domingo, 18, pela manhã, sol forte das 10h30, parei para aplaudir um senhor que podava as árvores ali existentes que, aliás, já estavam há algum tempo, devido aos galhos muito crescidos, atrapalhando tanto os pedestres durante as caminhadas quanto causando um certo receio de transitar por ali durante a noite. O senhor, o reconheci durante a conversa, é Roberto Baumann, o Purga, a quem aplaudo mais uma vez, pela iniciativa e pelo exemplo de cidadania.

Eva Gomes de Oliveira




Como estou viajando, não sei como anda a sujeira e o mato pela cidade. Mas pelo que tenho lido no jornal on line... é só reclamação. "Quosque tandem, Catilina, abutere patientia nostra?"

Dizem que uma publicação da prefeitura, de nome Prestação de Contas, é um verdadeiro horror. Cheia de erros de português, já virou motivo de comentários nada elogiosos. Quanto será que custou ?


Até que enfim os esperados esclarecimentos sobre a USP e a ausência dos cursos de graduação a curto prazo. Assim ninguém poderá reclamar quando ficar esperando pelo vestibular - como já tem gente esperando - e ele não vier. Ninguém vai poder dizer que pensou que viria lebre e apareceu gato.


Alguém na administração municipal fugiu da escola e está precisando urgentemente ter aulas de princípios básicos do Português, porque elaborou o texto de uma lei que doa 28 lotes do Cila Bauab com erros de concordância. Essa pessoa deve dizer, num bar: Me dá dois pastel e um chopes... Vade retrao !


A Praça do Museu está com a grama cortada, nada de mato. Será que estão começando a ajeitar as praças ?


Está uma reclamação só a falta de manutenção nas praças de Jaú, principalmente na Tancredo Neves. É gente falando disso o tempo todo. E aí, ninguém vai tomar providência ?

O Tribunal de Contas deu um puxão de orelhas na Prefeitura através de um conselheiro, porque, segundo ele, o edital feito por ela para contratação de empresa que irá construir escola no Jardim Pires 1 impõe condições que vão contra os princípios da isonomia e da competitividade. Será que doeu muito? Pior é quando o TC ao invés de puxar, quer arrancar as orelhas. Aí a coisa pega pesado.

Faixa no centro da cidade de Jaú:
"Professores municipais agradecem ao prefeito Dr Osvaldo, pelo ulmento salarial de 17%, valorizando nossa categoria." Quem escreveu isso, fugiu da escola.

Totalmente degradante o adesivo para idosos distribuído pelo poder público destinado a garantir direito de ocupar as vagas de estacionamento reservadas para eles na cidade. Uma pessoa como a retratada no selo não representa a grande maioria daqueles com mais de sesseta anos, hoje preocupados com qualidade de vida, saúde, bons hábitos. É mais do que hora de se abolir essa coisa horrorosa e trocá-la por outra menos aviltante. Vai ter mau gosto assim pra lá de Bagdá !

A questão da vinda da USP para Jaú não foi muito bem entendida por alguns: muitos pensam que haverá na cidade cursos de graduação. Já tem gente querendo saber quando vai ser o vestibular. Não seria bom alguém explicar didaticamente o que aqui se instalará ?

Pelo andar da carruagem, parece que não haverá deputado eleito por Jaú, tamanha a quantidade de candidatos que dizem haver por aí. Quando será que haverá o tão sonhado consenso para ao invés de dividirmos, somarmos os votos ? Tá difícil.

A poluição visual enfeia Jaú. O excesso de "lata", de letras, de cores cansa a vista e esconde a beleza dos prédios, principalmente dos tombados. Imagino como deveria ficar linda a cidade, principamente toda a área central, na qual se concentra a maioria do patrimônio histórico, se ela ficasse clean como aquele quarteirão da Amaral Gurgel, entre Edgard Ferraz e Major Prado. Será que um dia isso será possível ou ...

Não está na hora de se aproveitar a interdição do lixão municipal e se agilizar uma campanha para reciclagem de lixo? Bem criativa e sem gastar quase nada. Se a população aprender a reciclar o lixo, muitas toneladas a menos terão que ser mandadas para Guatapará ou Onda Verde,( já decidiram pra onde? ) o preço cairá e nosso bolso agradecerá, porque, afinal de contas, nós vamos ter que pagar para que o lixo que nós mesmos produzimos seja levado a um aterro sanitário fora. Por que não deixar parte dele aqui, fazendo a reciclagem, que pode ajudar muita gente? Para quem não sabe, há aqui uma Cooperativa de Catadores de Lixo. Vamos acordar que está mais do que na hora?