terça-feira, 30 de março de 2010

Pôr de sol de outono no Lago do Silvério - Jaú


Essa foto foi feita no ano passado, num final de tarde, com as cores típicas do outono. Pena que o lago está feio, precisando de manutenção. Mas a natureza, com seu esplendor, consegue deixar o lago assim tão lindo.
Na década de 70, onde hoje é o Lago do Silvério, havia apenas o Córrego dos Pires e em uma de suas margens, morava um homem de nome Silvério. Por isso o lago foi batizado com seu nome.
O lago apresenta problemas desde a sua construção e logo na primeira fase, o seu enchimento foi suspenso por três motivos: deficiência do extravasor (ladrão), má comactação do aterro e ausência tal de "cut-off"( interceptadores de fluxo) ao longo das galerias que atravessavam o aterro. Esses graves defeitos foram apontados por José Maurício de Toledo Murgel, engenheiro jauense . Argumentou-se também que o lago acumularia 14.400 toneladas de barro vindos pelo córrego, que ali perderia sua correnteza. Essas informações constam de um artigo de autoria de Murgel, publicado no Comércio do Jahu de 6 de novembro de 2001. Nessa data, já havia sérias consequências de um projeto mal feito. ( afundamento de asfalto, perda de água por infiltração)
Hoje o lago está completamente assoreado,precisando de manutenção e por isso os promotores públicos decidiram agir em favor do lago. Na edição de 15 de maio do ano passado, o Comércio de Jahu trouxe o seguinte: "Os promotores de Justiça Celso Élio Vannuzini e Jorge João Marques de Oliveira ingressaram com ação civil pública para que o Município de Jaú construa canal lateral ao Lago do Silvério para desvio do Córrego do Pires, águas pluviais e esgoto, em prazo não superior a 12 meses após o trânsito em julgado da ação. Indagada pelo Comércio, a Prefeitura não se manifestou sobre a questão até o fechamento desta edição. A multa mensal, em caso de descumprimento de decisão judi-cial, é de R$ 500 mil.
O dispositivo estava previsto no projeto original, elaborado pela Fundação para o Incremento da Pesquisa e do Aperfeiçoamento (Fipai), mas foi ignorado durante a execução da obra, motivo pelo qual a fundação não assinou nenhuma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). O Lago do Silvério foi inaugurado em setembro de 1996, último ano do mandato do então prefeito Waldemar Bauab ".

4 comentários:

  1. Warda !!!
    Seu blogue tá um luxo !!! gostei mesmo.
    Vc está muito moderna hein.....agora só falta entrar no tuiter.

    ResponderExcluir
  2. Waldete, esplendoroso o por do sol. Questão de sensibilidade da fotógrafa (rs).

    Parabéns pelo blog.

    Boa semana pra você e sua família.

    ResponderExcluir
  3. SW... será que alguém vai saber que é... SuperWal.
    Parabéns mais uma vez pelo blog... está cada vez melhor.
    Grande fotos.
    Beijão

    ResponderExcluir