terça-feira, 20 de julho de 2010

ELEIÇÕES À VISTA

O Brasil se prepara para as eleições e em Jaú, a corrida por uma vaga nas câmaras estadual e federal já começou. E começou mal. Pelo número de candidatos da cidade, mais uma vez ninguém será eleito.
Muitos se perguntam o que leva uma pessoa, muitas vezes com muito pouca experiência política, a se candidatar a uma vaga ? Imposição do partido ? Busca de status ? Forças ocultas ? Amor à cidade e vontade de trabalhar por ela?
Este último é o primeiro argumento utilizado por essas pessoas que demonstram exatamente o contrário: que não amam sua cidade. Se a amassem e quisessem realmente fazer alguma coisa por ela, tinham mais é que fazer uma auto-crítica e reconhecerem que não têm chance nenhuma de serem eleitos, porque são praticamente ilustres desconhecidos - ou pouco conhecidos - e só vão atrapalhar aqueles que poderiam ser eleitos, porque já vêm de uma trajetória política, cujos méritos não cabe aqui discutir.
Ter um deputado estadual e um federal é muito importante para a cidade, porque por menos que eles consigam, alguma coisa sempre virá. Não se deve esquecer que a força de um deputado para conseguir verbas para seus eleitores, não é coisa fácil não. Por isso, tudo o que vier, é lucro.
Muitos dizem categoricamente que não vão votar em nenhum candidato de Jaú. Pra que isso? Vão dar seu voto para gente de fora, que certamente não irá fazer nada mais por nossa cidade, do que fariam os daqui. Parece que há um preconceito contra candidatos da terra !
É hora de pensar, raciocionar e votar naqueles que têm realmente chance de se elegerem. Os que não têm e mesmo assim insistem em sua candidatura, deveriam ter um pouco mais de juízo, deixar de lado as vaidades e "imposições partidárias" e pensar na cidade.
Consenso é uma palavra que não existe no vocabulário dos políticos jauenses. Há quatro anos, um grupo de voluntários trabalhou muito para que houvesse um candidato para cada câmara e batalhou para que alguém fosse eleito. Foram meses de trabalho e finalmente se conseguiu eleger um deputado federal. Estadual, por pouco. Se aqueles que não tinham chance tivessem renunciado à candidatura, estaríamos há quatro anos com representante na câmara estadual.

Sem união e mudança de atitudes, passaremos mais uma eleição em branco. Quando será que os políticos jauenses tomarão juízo?
Consenso ? Pra quê ? A cidade que se lasque.
Ah ! apenas uma observação: o partido do deputado federal eleito ( ele também trabalhou pelo consenso ) também não pensou em consenso e lançou seu candidato à estadual. O que dizer disso ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário