domingo, 1 de agosto de 2010

Quem agride os animais pode ser um psicopata?


Nicolas, cãozinho que foi encontrado em estado lastimável e cuidado por Guto e Leila Machado e Maria Elisa Nardy, da Imagem.com.


Este texto foi escrito por Alexandre Mansur, Editor de Ciência & Tecnologia da revista Época. Cobre meio ambiente desde 1991. Já ganhou alguns prêmios, como o Reuters-IUCN Media Award. Diz que está preocupado com o aquecimento global, mas só quer salvar a praia de Ipanema.

A veterinária Heidi Ponge-Ferreira, leitora do Blog do Planeta blog, postou um comentário interessante ontem. Para Heidi, que é perita em veterinária legal, os crimes contra os animais estão ligados aos crimes contra as pessoas. Segundo ela, a polícia poderia identificar pessoas propensas a atos de violência contra os outros se atentasse para as agressões aos animais. Heidi afirma que o FBI americano já estabelece essas conexões.

Diz Heidi:
Através de uma abordagem consciente e científica, pode-se caracterizar os crimes contra os animais ou contra o meio ambiente em diversos grupos e com isso alimentar ferramentas de geoprocessamento da violência humana. Além de estabelecer parâmetros de ocorrência de tipos de violência de maneira preditiva, pode-se estabelecer ações prentivas ou educativas. Maus tratos contra os animais pode ser um prenúncio de uma psicopatia, ou sinalização de abuso ou violência doméstica, implica em alguns casos em sérios riscos de saúde pública e raramente fica restrito à espécie canina.

O estudo de medicina veterinária legal ou veterinária forense (como é conhecido no exterior) desenvolveu-se muito nos últimos anos e é preciso treinar equipes especializadas como numa força-tarefa da justiça justamente para evitar equívocos, não confundir a caracterização de ocorrências. A sociedade brasileira continua alheia aos processos de aprendizagem social (e humanitária).

É por isso que ONGs defensoras dos animais estão propondo a crianção de delegacias de defesa dos bichos.


( enviado por email por Cristiane Fabris, uma ferrenha defensora dos direitos dos animais.)

Jamile, também resgatada das ruas em estado deplorável e cuidada pelos mesmos três São Franciscos jauenses .

Um comentário:

  1. Eu defendo sim a criação de uma delegacia especializada para crimes contra os animais, e que esta funcione!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir