sexta-feira, 14 de maio de 2010

AMOR AOS ANIMAIS II


( imagem - Google Images )

Tenho uma amigo especial, Marcos Antonio Munhoz, professor das Faculdades Integradas de Jaú e morador de Araraquara. A sua casa é um viveiro a céu aberto, com muitas árvores e ali vivem pássaros de várias espécies. Sempre que preciso de instruções de como tratar as aves que vêm parar aqui em casa debilitadas ( andorinhas, periquitos, rolinhas e até pardais) , me socorro de suas sábias recomendações, pois ele é um expert nisso.
Ele leu neste blog a história de Jamile e Nicolas e me enviou o seguinte: Falando em pegar animais enfermos na rua, na quarta-feira desta semana, voltando da Fundação, logo na entrada de Araraquara, vi uma sombra pequena encostada num muro de uma das casas. Sem saber bem o que era, e com o frio que fazia ãs 23h30min, pedi para minha colega (quem conduzia o carro), para dar uma ré. Encontrei então um sabiá, acuado. Logo presumi que tinha algum problema, pois aves dificilmente permanecem no chão. No dia seguinte, após colocá-lo em um recinto com frutas e água, descobri qual era seu problema. Foram quase duas horas de cirugia, na busca de livrar seus dois pés de fios sintéticos que já haviam condenado um de seus pés. Após todo o procedimento, cuidadoso e doloroso (diga-se de passagem, para nós dois), livrei-o dos fios. Hoje ele já conseguiu equilibrar-se no poleiro. Está debilitado, sem penas na parte inferior do corpo, mas tem recebido todo o cuidado que nós, seres vivos, merecemos. Marcos é mais um São Francisco. Os animais agradecem.

Esse vídeo mostra um periquito, Kito, que foi encontrado nas imediações de Brotas e trazido para ser tratado em minha casa. Durante o tempo em que viveu com a gente, ele fez nossa alegria. Marcos me deu todas as instruções de como cuidar do pássaro, de como montar um ambiente para a sua redaptação fora da gaiola. Kito hoje vive em uma fazenda na zona rural de Jaú.

Um comentário: