quarta-feira, 21 de abril de 2010

Aeroporto de Bauru que pertence à Arealva



Vista da região de Jaú - vôo da Gol Arealva/São Paulo.

Conheci nesta semana o tão falado Aeroporto de Bauru e constatei o que muitos têm comentado: ele foi construído na região errada. Em toda a sua volta não há nada mais para ver não ser pastos e algum gado.
Para começar, para se chegar ao aeroporto tem que se fazer uma viagem primeiro pela Rodovia Marechal Rondon em direção à Arealva; depois continuar pela estrada que leva à Arealva e finalmente entrar numa estrada vicinal, construída especialmente para se chegar ao aeroporto.
Depois, está com sua capacidade bem ociosa. Há alguns vôos para São Paulo, Araçatuba e Marília. O aeroporto parece um deserto. Como cheguei duas hora antes do embarque, só havia nos saguões duas vivas almas. Deu até tristeza.
No pátio das aeronaves havia apenas um pequeno avião, nada mais. Uma aridez total. Nunca vi um aeroporto tão vazio.
Pelo que percebi das conversas entre os passageiros que estavam na fila de embarque, ninguém gostou da sua localização.
Uma pessoa que mora em Jaú leva quase uma hora para chegar ao aeroporto; tem que estar lá pelo menos uma hora e meia antes do embarque. Se o vôo não atrasar, em meia hora estará em São Paulo. Até a liberação da bagagem, mais meia hora. Total: 3 horas e meia, a um preço final de por volta de R$ 310,00 por pessoa. Antes desse tempo, um automóvel viajando dentro das velocidades permitidas nas rodovias, já estaria em São Paulo. No caso de viajarem duas ou mais pessoas, se gastaria muito menos indo de carro do que de avião.
Segundo as más línguas, houve interesse político e financeiro em se instalar o aeroporto no local onde está, desprezando-se por essa razão a opção de construi-lo pertíssimo da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, entre Pederneiras e Bauru, onde funcionava o antigo horto florestal. Um local excelente, ao lado de uma rodovia estadual, local por onde passam ônibus municipais, estaduais e interestaduais e pertíssimo de Pederneiras, que hoje abriga várias empresas de grande porte.
Li em algum lugar que se pretende transformá-lo em um terminal de cargas, para aliviar Viracopos. Se assim for, a região ficará novamente sem um aeroporto, sendo que foram gastos 25 milhões na sua construção.
Os ufanistas dizem que ele foi construído no coração do estado de São Paulo, mas esse coração poderia ter sido deslocado um pouquinho mais para a região de Pederneiras.
Ainda bem que não deram a ele o nome de João Ribeiro de Barros, como queriam. Nosso herói merece uma homenagem maior. Dái a Bauru o que é de Bauru e deixe para o mundo,aquele que é de Jaú.

12 comentários:

  1. SOU DA CIDADE DE BAURU. E GOSTARIA DE TE INFORMAR QUE O AEROPORTO NAO PERTENCE A AREALVA E O MESMO AINDA ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO.
    FOI CONSTRUIDO AINDA EM LOCAL CORRETO, PARA QUE, CASO ACONTEÇA ALGUM ACIDENTE, AS PESSOAS E NEM OS BAIRROS DA CIDADE DE BAURU SOFRAM DANOS.
    ESTAVA ACHANDO SEU BLOG MUITO INTERESSANTE, ATE LER ESSA SUA MATÉRIA SOBRE O AEROPORTO BAURU/AREALVA. O AEROPORTO DAQUI NAO É COMO O DE GUARULHOS, NEM VIRACOPOS.. ENTÃO VOCÊ NAO PODE SAIR FALANDO MAL ASSIM DE UM LOCAL QUE AINDA NAO SE DESENVOLVEU TOTALMENTE.. COMO ESPERADO. AINDA FALTA MUITA "VONTADE POLITICA" PARA QUE O AEROPORTO COMECE A FUNCIONAR CORRETAMENTE.
    AH E QUANDO RESOLVER EMBARCAR EM UMA VIAGEM DE AVIÃO.. NAO FAÇA CONEXÃO EM BAURU.. JA QUE É UM DESERTO, EM SUA OPINIÃO.
    ATT
    MAYRA

    ResponderExcluir
  2. NAO ENTENDI, NASCI EM AREALVA E SOU DE BAURU
    SERA QUE SE FOSSE COISA RUIM TERIAM TANTO INTERESSE

    ResponderExcluir
  3. NINGUEM ENTENDE NINGUEN, SE FAZ AEROPORTO LONGE E LOGO CHEGA A CIDADE E LUGAR DESERTO, SE FAZ PROXIMO A CIDADE E INSEGURO, PENSAMOS ONDE FAZER AEROPORTO NO MEIO ASSIM AGRADA A TODOS RSRSRS

    ResponderExcluir
  4. QUEM NÃO TEM , PELO MENOS TENHA A HUMILDADE DE APLAUDIR OS FORTALECIDOS.

    ResponderExcluir
  5. Quem é fortalecido?
    Jaú tem aeroporto, só não faz vôos comerciais. Com vontade política se constrói um novo aeroporto em Jaú que sirva à toda região.
    Quanta besteira essa história de que é por razões de segurança! A maioria dos aeroportos do mundo são dentro ou juntos das cidades.

    ResponderExcluir
  6. Não compensa por aeroporto em Jaú! tanto que os passageiros de lá ou vem de avião até aqui em Bauru....como creio que o dono do blog fez....ou então vem de ônibus.....vc tem 3 opções....paga até Itapuí(mas desce em Jaú) pra vim pelo Prata...que é de Bauru....ou então vai de Reunidas por Campinas...ou por Botucatu pela Santa Cruz...o engraçado que em Jaú não tem horário direto pra SP e não tem nem avião !então! nós temos aqui duas empresas atuando....os voos estão bem cheios por sinal,a AZUL pretende voar pra cá em Junho....e quanto a Jaú?desculpe-me,mas não vejo nada!seja mais humilde nas suas palavras!que aí quem sabe Jaú e região possa ter o privilégio que Bauru tem,pq vc naum é o primeiro jauense que vejo falando algo do tipo!fica se gabando por nada! pelo menos nós temos....e temos 2 aeroportos....quanto em Jaú mal se usa 1 que é em uma fazenda!

    ResponderExcluir
  7. Informe-se primeiro para depois escrever! A Santa Cruz tem horários diretos de ônibus na linha Jaú-São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Você acredita que as linhas aéreas do aeroporto de Bauru são cheias de pessoas apenas de Bauru!Grande parte é de Jaú, Botucatu e cidades de suas respectivas regiões. Se dependesse apenas de passageiros de uma cidade, não haveria sequer uma linha aérea.

    ResponderExcluir
  9. Jau só tem Jacu, e não se fala mais nisso.....

    ResponderExcluir
  10. Post ridículo! É só estudar um pouco de logística e localização correta pra aeroportos pra saber que está tudo certo. Não se pode fazer um aeroporto dentro ou mesmo muito perto da cidade. Pq assim como as cidades, os aeroportos tendem a crescer, mas não adianta ficar explicando essas coisas pra quem não entende nada e só sabe criticar as coisas.

    ResponderExcluir
  11. Sou de Bauru mas com algumas coisas devo concordar
    Logística???? Só se for a da falta de lógica...
    Não se discute que o aeroporto deve ter uma certa distância da área urbana por motivos de segurança, ou para sua futura expansão. Porém seja realista em admitir que é uma looooooooonga distância e que dificilmente o aeroporto, Arealva ou Bauru irão crescer tanto.
    O sucesso do aeroporto é tanto que já pararam de operar a Pantanal/Tam e a Passaredo.. Será que a Azul vem?

    ResponderExcluir
  12. Calma gente, não fiquem nervosos, olhem para Juiz de Fora e tenham pena. O Governo de Minas construiu há 10 anos um novo aeroporto para Juiz de Fora e região e, pasmem,a 47 kms do centro da cidade. Um tal Aeroporto Regional da Zona da Mata. Foi o Itamar Franco que construi, o próprio era de Juiz de Fora e deu esse presentão pra cidade. Resultado: depois de 10 anos pronto só tem 2 voos diários para Campinas pela Azul. No outro aeroporto que é antigo vão ser a partir de agosto 9 voos diários pela Trip e vai fechar este ano com 130 mil passageiros apesar de ter um Terminal minúsculo e é dificílima e muito cara sua ampliação porque fica no topo de uma montanha com abismos por todos os lados.
    O novo aeroporto tem capacidade para 750 mil passageiros por ano, será sempre um elefante branco, ainda mais agora que a Azul fundiu com a Trip e com certeza vai ampliar os voos no Serrinha, o aeroporto antigo. A grande maioria das pessoas de Juiz de Fora não vão ao Regional, aquilo sim é um verdadeiro Abacaxi!!

    ResponderExcluir