quinta-feira, 22 de abril de 2010

As paineiras de Brasília



Brasília tem muitas árvores que enfeitam a cidade com suas flores. São paineiras, espatódias, sibipirunas, flamboyants,além de árvores frutíferas como jaqueiras, mangueiras. Em cada época do ano, um tipo floresce e tinge a cidade com suas cores.
É possível caminhar entre as quadras sob a copa das árvores. Elas não são nativas: no lugar das árvores pequenas e retorcidas do Cerrado foram plantadas outras, altas, que chegam ao último andar dos prédios. “Brasília é a única cidade que tem mais árvores depois de sua construção do que tinha antes”, dizia o arquiteto José Zanine Caldas, que foi professor da Universidade de Brasília (UnB) e morreu em 2001.
No outono, é a vez das paineiras desabrocharem suas flores e encantarem a vista com sua cor rosa, que se espalha pelo chão, que não é um chão de estrelas, mas um chão de flores.
Há uma avenida no Setor Policial em cujo canteiro central há dezenas de paineiras completamente floridas nesta época do ano, proporcionando um espetáculo de cor.
O nome delas por aqui é barriguda, por causa de uma grande saliência que se forma em seu caule, parecendo uma barriga.
Essa avenida deveria se chamar Avenida das Paineiras, como há a Avenida das Jaqueiras, isso porque na capital federal, as ruas e avenidas não têm nome.São identificadas por letras e números
Na foto, uma das paineiras dessa avenida. Ela está cheia de ninhos e por isso dei a essa foto o nome de MATERNIDADE. Pelo formato, presume-se que são de garças, que procuram o alto dessas árvores para construírem seus ninhos.

Um comentário:

  1. estou postando um videio no youtube com referencia a nossa senha do patrocino em pirapiranga - BA.
    toninho malta
    cantor e compositor.

    ResponderExcluir