terça-feira, 6 de abril de 2010

João Ribeiro de Barros


No dia 4 de abril, João Ribeiro de Barros completaria 110 anos de idade. No dia 28 próximo, o vôo do Jahu completará 83 anos.
Ele nasceu em Jaú, aos 4 de abril de 1900 nas mesmas terras desbravadas por seu avô paterno, Capitão José Ribeiro de Camargo Barros, um dos fundadores da cidade.Era filho do casal Sebastião Ribeiro de Barros e de D. Margarida de Oliveira Barros, o qual, graças ao seu gesto destemido e patriótico ligado à façanha do filho, imortalizou-se com ele nas páginas da História. Sua mãe teve um papel importantíssimo na realização da epopéia do Jahú.
João Ribeiro de Barros saiu com o hidroavião Jahú de Gênova, na Itália, em 18 de outubro de 1926 e depois de inúmeros reveses, sabotagens, traições, sem ajuda governamental e pousos de emergência em Alicante, Gibraltar e Porto Praia, no arquipélago de Cabo Verde, dali decolou na madrugada do dia 28 de abril de 1927. Chegou ao Arquipélago de Fernando de Noronha por volta das dezessete horas do mesmo dia sem reabastecer. No tanque ainda restavam 250 litros de combustível. No dia 1º de agosto finalmente chegou a Santo Amaro, SP. João Ribeiro de Barros foi o primeiro aviador das três Américas a fazer a travessia aérea do Oceano Atlântico, da África à América do Sul, sem reabastecer e sem apoio marítimo.
Mais informações sobre os vôos transoceânicos do século passado, na página Memória Jauense. deste blog.

Vídeo - Breve relato sobre João Ribeiro de Barros - neste blog em PARA ARRASAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário