sexta-feira, 2 de abril de 2010





Patrocínio vem do latim “patrociniu” e significa: amparo, auxílio, proteção. A devoção a Nossa Senhora do Patrocínio foi introduzida no Brasil pelos portugueses, ao longo de vários séculos. Por isso, a Virgem é representada de diferentes formas em cada época. As imagens mais comuns mostram a Mãe de Deus em pé com o Menino Jesus nos braços, segurando na mão direita um cetro, símbolo de seu poder diante de Deus e dos homens.
A imagem de NS do Patrocínio, foi talhada em Itu no século XIX, quando Jaú ainda era um povoado, por ordem de Bento Manoel de Moraes Navarro,seu devoto, que a fez transportar através de um banguê (em braços de escravos) até Jaú. É esculpida em cedro vermelho com olho de vidro e conservados até hoje as cores originais, mede um metro mais ou menos de altura e pesa ao todo 60 quilos. É o único documento-monumento testemunho da fundação da cidade.
Ao que parece em 1915 um vigário que não tendo a justa compreensão do valor histórico que representava para Jahu essa imagem, substituiu-a no altar-mor da nossa Matriz por outra mais moderna e que lhe parecia mais bonita, relegando aquela para um quarto de despejos na Matriz. Dali ela foi levada pelos fiéis para a Igreja de Santo Antonio. Por volta de 1950, o prefeito Osório Neves manda então retira-la da Igreja e traze-la para colocá-la no saguão da Prefeitura Municipal.
Mais tarde a imagem deixou a Prefeitura e foi levada para o Museu Municipal, dali voltou para Igreja Matriz onde se encontra até hoje.

Um comentário:

  1. Olá Wal, gostei muito da ideia de "jauensidade" e da forma como você está contribuindo para reforçar essa identidade. Adorei a imagem da virgem. Lembra quando saíamos do colégio e íamos ver os pintores estrangeiros restaurarem as pinturas do altar?
    Parabéns pela iniciativa.
    Bjs,
    Cecília

    ResponderExcluir